Semana pela Soberania Audiovisual

Em Novembro de 2015 construimos a Semana Pela Soberania Audiovisual do RN uma experiência marcante de autonomia e audiovisual crítico. Em parceria com o canal audiovisual Bombozilla, co-produzido por Tatiana Wells, Rosa Liris e Luciana Rozzo a mostra contou com uma exibição na UFRN em Natal, no espaço Capoeira Espírito de Angola e 3 dias de sessão na Praça do Pescador de Pipa. Também tivemos como convidada a artista plástica Civone Medeiros que produziu stencils na Praça. Contamos também com apresentações musicais: Henrique Simbalista e Peixinho.

CHAMADA

A Semana pela Soberania Audiovisual é um encontro latinoamericano para troca de experiências e vivências audiovisuais em sedes descentralizadas.

– Soberania Audiovisual –

O audiovisual é uma ferramenta potente de produção de memória coletiva, por isso na Semana Pela Soberania Audiovisual damos destaque para filmes que não circulam nos grandes festivais ou emissoras, seja por sua ‘condição’ técnica e financeira, seja por sua proposta política. Filmes realizados no contexto de resistências populares, organizações comunitárias, coletivos independentes, com diversos tipos de câmera e narrativas, que utilizam a linguagem do audiovisual para fortalecer suas comunidades e despertar consciência coletiva para as violações decorrentes do modelo de desenvolvimento em que nos meteram.

Neste sentido, em sintonia com os 9 países da América Latina e Caribe que também estão realizando suas semanas, temos algumas categorias que relacionam o fazer audiovisual a urgência das lutas sociais.
1- Cultura, Identidade e Memória
2- Resistências Indígenas
3- Genocídio do Povo Negro
4- Luta Pela Terra
5- Terrorismo de Estado
6- Mega Eventos Esportivos

Semana da Pipa

Surgido a convite do coletivo da Semana pela Soberania Audiovisual do Rio de Janeiro, e como vinhamos desenvolvendo ações em audiovisual com crianças, aceitamos o convite de se fazer de forma colaborativa, reconhecendo a importância do audiovisual na formação critica das pessoas e também partindo de uma demanda da cidade de Pipa de ocupar o espaço público da Praça do Pescador com arte.

O objetivo é o de fortalecer a identidade, revelar seus personagens, ampliar os sentidos, por a diálogo e atravessamento de linguagens manifestações artísticas como o côco de Zambe, a Capoeira, assim como seus registros, suas histórias de resistência.

A semana acontecera em dias distribuidos,em Natal dia 9 de novembro no auditório do Centro de Ciencias Sociais da UFRN. Dia 16 e 17 se darao as oficinas de producao audiovisual. Dia 21 e 22 exibicao de filmes com feira de organicos, roda de conversa, capoeira, zambe e musica da Praça.

Rules & Terms

– Que Videos Podem Participar –

Vídeos realizados na America Latina e Caribe partir de 2012 em qualquer formato e duração, organizados de acordo com os seguintes ‘gêneros’ listados abaixo.:

Damos prioridade aos vídeos produzidos localmente na região de Pipa, Tibau do Sul, Sibaúma e Natal.

– Datas –

Os videos podem ser inscritos até o dia: 8 DE NOVEMRO
A programação será divulgada no dia: 10 DE NOVEMBRO

PROGRAMAÇÃO

Cineclube Piau
Capoeira Espírito de Angola

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora